Sempre que chegamos ao posto de gasolina e falamos para abastecer com gasolina, o frentista já pergunta: Gasolina comum ou aditivada?
E aí você sabe realmente qual é a diferença entre gasolina comum e aditivada?
Você sabe qual vale mais a pena no momento de abastecer seu carro?
Para você que não faz a mínima ideia da diferença entre elas e qual vale mais a pena, vamos te explicar tudo.
Independentemente do tipo de gasolina, seu carro funcionará bem com os dois tipos de combustíveis. A gasolina aditivada apenas oferece alguns benefícios a mais que a gasolina comum.
Qual é a diferença entre a gasolina comum e a aditivada?
Os dois combustíveis são feitos de maneira similar, só que a gasolina aditivada é realizada um acréscimo de aditivos dispersantes e de detergentes.
Esses produtos fazem uma limpeza do sistema que realizam a alimentação do carro, das válvulas de admissão e dos bicos injetores. A gasolina aditivada evita que se acumule resíduos e que ocorra entupimentos nos bicos injetores.
Mas quando falamos em relação a octanagem a gasolina aditiva e a comum tem o mesmo valor de 87. A octanagem é a resistência do combustível à pressão que é sofrida dentro da câmera de combustão dentro do motor.
Os motores que precisam de uma alta taxa de octanagem são motores com maior taxa de compressão, com os carros esportivos de alcançam mais de 200km/h.
Os efeitos de cada tipo no veículo
A gasolina comum costuma oxidar com mais facilidade, essa oxidação costuma causar uma goma no fundo do tanque do carro depois de um tempo.
Com o passar dos anos isso pode ocasionar um pequeno acumulo de resíduos sobre as válvulas e isso pode prejudicar o funcionamento do veículo.
Já os aditivos que são colocados na gasolina aditivada têm como função evitar esse acumulo. Pois eles fazem uma limpeza nas válvulas e nos bicos injetores.
Mas qual vale mais a pena?
Aí vai depender do uso do carro, isso porque a Agência Nacional do Petróleo a ANP faz a seguinte recomendação:
Para quem usa carro apenas dentro de grandes cidades, que a velocidade é mais baixa, e o carro anda e para constantemente, deve usar a gasolina aditivada.
Em caso de viagens longas e a velocidade média do automóvel é mais alta e o uso será mais continuo, o recomendado é a gasolina comum.
Lembrando que o mais importante é que a gasolina seja de boa procedência, porque só assim você garantirá o bom funcionamento do motor.
De uma maneira geral podemos dizer que a gasolina aditivada oferece mais benefícios para o carro, como maior eficiência do motor a longo prazo.
Caso você prefira utilizar a gasolina comum pela questão de valores, os mesmos aditivos utilizados na gasolina aditivada, podem ser comprados e adicionados ao motor.
Lembrando que você deve buscar aditivos de boa procedência para evitar problemas maiores.
O mais recomendado é que você procure saber qual é a recomendação do fabricante e utilizar o combustível indicado.